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Sistema de Batalha

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Mensagem  Rafa Qui Abr 29, 2010 11:35 pm

Aqui está um mapa de um campo de batalha normal:
Sistema de Batalha 1010
Na primeira linha (front line) do lado do defensor serão colocadas torres, que não são mais que "pedaços" da muralhada da cidade e que são altamente resistentes contra os ataques da infantaria. Serão 3, 5, ou 7 torres, de acordo com o tamanho do campo de batalha. Somente a Artilharia é eficaz na destruição da muralha, por isso convém que o atacante tenha uma quantidade razoável destas unidades.

Cada número 30 representa um batalhão e é aqui que entra o atributo "Tamanho" de cada unidade. Em cada batalhão só pode haver um tipo de unidade e o seu número será variável. Por exemplo, um batalhão de Hoplitas terá 30 unidades, um de Gigantes a Vapor terá 10, um de Fuzileiros 7, etc. Isto quer dizer que as tropas que participam numa ronda são limitadas.
No final de cada ronda as unidades feridas são substituídas por unidades de reserva, para que os médicos as possam tratar eficazmente sem serem feridos na batalha, embora as vão curando mesmo durante a batalha. Estas reservas, se existirem do tipo correcto, tomarão o lugar dos combatentes mortos.

As cidades têm agora um limite de tropas, que indica o limite máximo de tropas que se pode ter numa cidade para que o combate decorra atrás das muralhas. Se este valor superior, o combate irá decorrer num campo de batalha maior, independentemente do tamanho da cidade, e sem a protecção da muralha. A partir do momento em que o defensor tem menos tropas que esse limite, o seu exército retira para o interior da cidade e o atacante terá de destruir a muralha.

Posicionamento das tropas no Campo de Batalha: A primeira linha deve estar sempre cheia. Para isso, colocam-se as unidades de Infantaria Pesada. Como são as unidades com mais pontos de vida e armadura são as indicadas para esse local. Na sua falta coloca-se Infantaria Ligeira e em último caso os Lutadores de Longo Alcance desembainham as espadas curtas e lutam corpo-a-corpo, com resultados desastrosos.

Nos flancos estará a Infantaria Ligeira que só avançará depois de derrubada a muralha.

Atrás da Infantaria Pesada, posicionam-se os Lutadores de Longo Alcance, cuja eficácia depende em grande parte das munições. Nessas unidades temos um valor que simboliza a quantidade de munições. Em cada ronda uma unidade gasta uma munição e se estas acabarem ela abandona o campo de batalha e dá lugar a outra unidade que ainda tenha munições para usar. Se todas ficam sem munições e não houver espaço na primeira linha estas unidades abandonam a batalha.

Do lado direito da Artilharia, posicionam-se as unidades aéreas. Primeiro dar-se-à uma batalha entre Giracópteros e após a destruição total destas unidades de um dos lados, entram em jogos os Balões-bombardeiros. Se o inimigo ainda tiver Giracópteros os Balões sucumbirão facilmente.

Nos quadrados sombreados posicionam-se os Médicos e os Cozinheiros, que recuperam a saúde e a moral das tropas.

Moral
Um factor que determina o fim das batalhas é o moral das tropas.
No inicio, todas as unidades entram na batalha com bons níveis de moral, mas há factores que o fazem baixar:
- Lutar em desvantagem numérica
- Enfrentar uma muralha (tem um grande impacto negativo)
- Que a batalha necessite de mais uma ronda (Tem um impacto mínimo)
- Ter mais baixas que o inimigo
- Receber mais dano que o inimigo
- Enfrentar vários inimigos embora o seu exército seja similar ou inferior ao nosso
- Sofrer ataques pelos flancos

Como se pode observar, há inúmeros factores que baixam a moral das tropas, mas a mais significativa são as muralhas. Se não formos capazes de danificar seriamente a muralha em poucas rondas, mesmo sem grandes baixas as tropas verão que o ataque é inútil, ficarão desmoralizadas e fugirão. No caso de mandar-mos várias vagas, se uma fugir outra que chegue durante o combate tomará o seu lugar.

O Moral das tropas faz com que agora o Cozinheiro seja uma unidade de importância vital em qualquer combate.


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